Instituto Mattos Filho

INSTITUTO MATTOS FILHO

Iniciativa dos sócios tem como missão promover o Direito e fortalecer o acesso à Justiça para uma sociedade livre, diversa e democrática

O Instituto Mattos Filho nasceu em 2018, a partir de uma iniciativa dos sócios do escritório, inédita no mercado jurídico brasileiro, que tem como principal objetivo promover o Direito e o acesso à Justiça e ampliando significativamente a contribuição dos sócios com a sociedade. “O Instituto Mattos Filho traz perspectivas para fomentar a prática do Direito e o acesso à Justiça, com ideais claros de criar e favorecer uma sociedade mais livre, justa e igualitária”, avalia a sócia da prática de Societário e uma das diretoras do Instituto, Paula Vieira.

 

Pilares de atuação do Instituto Mattos Filho


Fomentar a advocacia pro bono

Conceder bolsas de estudos de modo a diversificar o perfil do profissional do Direito

Desenvolver novas metodologias para difundir o conhecimento jurídico

Apoiar iniciativas da sociedade civil direcionadas à diversidade e à cidadania

 

Neste primeiro ano de atuação, o Instituto Mattos Filho já possui três grandes projetos em andamento: o primeiro deles prevê a doação anual de bolsas de estudos (em torno de 20 por ano), financiadas com recursos dos associados, para a capacitação de estudantes de Direito em situação de vulnerabilidade social.

O segundo projeto lançado é o “Desafio de Acesso à Justiça”, premiação que tem como objetivo apoiar iniciativas de organizações da sociedade civil, coletivos e pessoas físicas na defesa de direitos e promoção do acesso à Justiça para o fortalecimento da cidadania e dos direitos humanos no Brasil. Por último, o Instituto também irá promover uma campanha de conscientização para tornar os incisos do Artigo 5° da Constituição Federal – que preveem os direitos individuais – mais conhecidos pela sociedade brasileira.

 

Artigo 5°


Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.


Saiba mais clicando aqui.

 

“Na advocacia, a função social do advogado é uma determinação do nosso estatuto na OAB, diferentemente de outras profissões em que só se tem o intuito lucrativo”, explica Roberto Quiroga.